quinta-feira, maio 20, 2010

Bem Casado para festas

Posted by with No comments
Antes o Bem Casado era usado apenas para festas de casamento, como o próprio nome sugere. Hoje vemos sua utilização em várias comemorações, como nascimentos e aniversários. Afinal, quem é que não quer receber tamanha gostosura? Então vamos lá.
    
Ingredientes

Massa
4 ovos grandes
4 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de fermento em pó
7 colheres (sopa) de farinha de trigo

Recheio
1 lata de doce de leite cremoso

Calda
2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro

Materiais para embalar
folha de papel celofane incolor
papel crepom em 4 tonalidades
fitilho de cetim
   
Preparo

Massa
Bata os ovos inteiros e o açúcar, por 10 minutos, até obter uma massa de consistência leve e fofa. Junte o fermento e desligue a batedeira. Acrescente a farinha aos poucos, mexendo levemente com um batedor de arame. Unte uma assadeira com manteiga, grude uma folha de papel-manteiga e unte também o papel. Com uma colher (sobremesa), vá pingando delicadamente porções da massa, deixando espaço entre elas. Asse em forno médio-alto (200ºC), até ficar firme e levemente dourado. Retire da assadeira ainda quente e reserve.

Recheio
Coloque o doce de leite em um recipiente e mexa bem com uma colher. Pegue uma parte de massa já assada, espalhe o doce de leite com uma espátula e coloque outra parte sobre a primeira, formando um sanduíche. Repita com o restante da massa.

Calda
Dissolva o açúcar em meia xícara (chá) de água morna e mexa até obter uma calda grossa. Apóie cada doce em um garfo e, com o auxílio de uma colher, banhe-o com a calda. Deixe secar sobre uma grelha.

Para embalar
Antes de embalar, prepare o papel, cortando o celofane e o crepom em tantos quadrados de 20 cm quantos forem os bem-casados. Depois de secos, embrulhe os doces primeiro com o papel celofane, depois com o crepom. Arremate com um laço de fitilho de cetim.

Rendimento: 45 unidades
Tempo total de preparo: 40 minutos

Dica: O celofane e o crepom podem ser comprados já na medida.

0 comentários:

Postar um comentário